Bibliografia

A lista que segue não tem a pretenção de exaurir a bibliografia referente cada área mencionada nem aquela necessária para a formação em psicanálise. Ela tem entretanto a intenção de orientar formandos e interessados na leitura de alguns dos autores e clássicos que foram a base para minha própria formação. Quem deseja trabalhar com a psique humana deveria conhecer pelos menos as principais obras que esta mesma psique produziu ao longo de sua história, afinal não conhecemos os pais pelos filhos?

Boa leitura e reflexões!

Adriana Tanese Nogueira

Alfred Adler

Psicanalista

  • A Ciência da Natureza Humana, Editora Nacional.

  • Educação das Crianças, Editora Arte em Palavras

Baruch de Espinosa(Amsterdão24 de novembro de 1632 — Haia21 de fevereiro de 1677), foi um dos grandes racionalistas e filósofos do século XVII dentro da chamada Filosofia Moderna, ao lado de René Descartes e Gottfried Leibniz. Nasceu nos Países Baixos, no seio de uma família judaica portuguesa que havia fugido da inquisição lusitana, e é considerado o fundador da crítica bíblica moderna.

 

Obras em português:

·      Tratado Político. Tradução, introdução e notas: Diogo Pires. Revisão da tradução de Homero Santiago. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.  

·      Tratado Teológico-político. Organização J. Guinsburg, Newton Cunha, Roberto Romano. Tradução J. Guinsburg, Newton Cunha. 1 ed. São Paulo: Perspectiva, 2014. 

·      Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

·      Victor Civita. Editor. Os Pensadores: Espinoza. São Paulo: Abril Cultural, 1983, 3a edição.

Inclui as seguintes obras: Pensamentos MetafísicosTratado da Correção do IntelectoÉticaTratado Político, Correspondência. Inclui também "Espinoza: Vida e Obra", de Marilena de Souza Chauí

·     Ética. Tradução: Grupo de Estudos Espinosanos. São Paulo: EDUSP, 2015.

·     Princípios da Filosofia Cartesiana e Pensamentos Metafísicos. Tradução: Homero Santiago e Luís César Oliva. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

·     Tratado da Emenda do Intelecto. Tradução: Cristiano Novaes de Rezende. Campinas: Editora da UNICAMP, 2015.

·     Breve Tratado. Tradução: Emanuel Ângelo R. Fragoro e Luís César Oliva. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

Nota a alunos e interessados: Informamos que todas as mensagens recebidas via WhatsApp e e-mail serão respondidas dentro de 48 horas úteis. Mensagens recebidas no final de semana serão respondidas na segunda feira. Lembramos que o nosso horario de atendimento é de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 de Brasília.

Desde já agradecemos pela compreensão.

 

Diretoria

Instituto InternacionalAella - Ser&Saber Consciente

Instituto Internacional Ser&Saber Consciente

Empresa mantenedora: Consciousness Boca

Registration Number: G12000071316. Desde 17/07/2012

Endereço: 3200 N Federal Hwy 206-19. Boca Raton, FL 33431 - USA

Email: info@institutossc.com

Celular/WhatsApp: + 55 11 9 6020 7474 (Cláudia)

Responsável: Adriana Tanese Nogueira

  • YouTube - Black Circle
  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black