• Adriana Tanese Nogueira

COMO ELEVAR A AUTOESTIMA

Autoestima é, como alguém escreveu, a reputação que adquirimos conosco. Isso significa que quando temos autoestima nós sabemos que podemos contar conosco. Somos, aos nossos olhos, pessoas confiáveis no que diz respeito àqueles assuntos importantes para nós.

Não adianta termos sermos confiáveis aos olhos dos outros porque mantemos os nossos compromissos, porque ajudamos os amigos, porque ganhamos uma promoção no trabalho. Autoestima é muito mais do que isso. Se estamos ajudando um amigo porque não sabemos dizer não, se estamos dando aquela mão pela milésima vez aos outros deixando de fazer algo importante para nós, se a promoção que ganhamos é para fazer um trabalho que não tem nada a ver conosco, que nos tira a alegria de viver, se mantemos compromisso à custa de não termos compromisso com as nossas necessidades, então a autoestima não vai poder crescer. Pelo contrário, estamos demonstrando diariamente a nós mesmos que nos deixamos na mão.

A reputação que precisamos ter conosco se desenvolve ao atender às nossas prioridades profundas. Muitas vezes, se acha que estamos cuidando de nós ao fazer coisas que atendem a um código e uma expectativa social, mas que na verdade não significam nada aos olhos interiores. E continuamos com baixa autoestima.


Explicamos assim por que acontece de descobrir que pessoas que parecem bem-sucedidas, bonitas, admiradas, “poderosas” têm baixíssima autoestima. Elas atenderam aos requisitos sociais de uma cultura que não preenche seu vazio de alma. Ao se esforçar para ser como é esperado que sejam deixam de ouvir o chamado interior que exige atenção.


O nível de autoestima é, assim, como um termômetro da relação que se tem com a gente. A pessoa bem adaptada ao mundo externo, mas que não sabe como lidar com seu mundo interno, não vai poder estar realmente à vontade e segura, porque está desadaptada ao mundo interno. O verdadeiro “sucesso” no mundo, ou seja uma vida serena e equilibrada, requer adaptação tanto ao mundo externo quanto àquele interno porque caso contrário este último nos “sabota”. Na verdade, não é sequer sabotagem: ninguém pode ir longe andando sobre uma perna só.


É somente graças à harmonia interna psicológica que se conquista uma vida saudável. A partir deste “apoio”, por assim dizer, interno a nossa autoestima, ou seja, a nossa reputação interna ganha bases. Deste modo, poderemos contar conosco sabendo que seremos capazes de enfrentar o que der e vier, não como sobreviventes desesperados que superam uma guerra cheios de feridas e traumas, mas como quem enfrenta os desafios da vida, saindo deles mais inteiro e sábio.


Assim, para desenvolver uma boa autoestima você precisa começar a olhar para dentro de você e a finalmente tomar conhecimento do que o habita e botar a mão na massa daquelas questões que você no fundo sabe estar arrastando há muito tempo. E assim poder circular livremente dentro de você sem ter medo de sentir o que quer que seja que possa vir a sentir, perceber, pensar, enxergar, se dar conta. Sem medo, sem fugas.


Este contato consigo, que é uma presença a si próprios, é a base do processo de adaptação interno que nos permite uma boa autoestima.


“Não se preocupe se os outros o apreciam. Preocupe-se em apreciar a si próprio.” (Confúcio)



Adriana Tanese Nogueira - Psicanalista, filósofa, life coach, terapeuta transpessoal, intérprete de sonhos, terapeuta Florais de Bach, autora, educadora perinatal, fundadora da ONG Amigas do Parto (www.asmigasdoparto.org), do AELLA - Instituto Internacional Ser&Saber Consciente (www.institutossc.com) e do ConsciousnessBoca.com em Boca Raton, FL-USA. +1-561-3055321



0 visualização

Nota a alunos e interessados: Informamos que todas as mensagens recebidas via WhatsApp e e-mail serão respondidas dentro de 48 horas úteis. Mensagens recebidas no final de semana serão respondidas na segunda feira. Lembramos que o nosso horario de atendimento é de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 de Brasília.

Desde já agradecemos pela compreensão.

 

Diretoria

Instituto InternacionalAella - Ser&Saber Consciente

AELLA - Instituto Internacional Ser&Saber Consciente

Empresa mantenedora: Consciousness Boca

Registration Number: G12000071316. Desde 17/07/2012

Endereço: 3200 N Federal Hwy 206-19. Boca Raton, FL 33431 - USA

Email: info@institutossc.com

Celular/WhatsApp: + 55 11 9 6020 7474 (Cláudia)

Responsável: Adriana Tanese Nogueira

  • YouTube - Black Circle
  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black