• Adriana Tanese Nogueira

DESCOBERTAS NO TEMPO DO COVID19

Nunca fomos tão unidos como nesta pandemia, apesar das diferenças de situação, às vezes gritantes e muito triste. Talvez somente na guerra uma inteira nação se encontra vivendo a mesma realidade, no nosso caso o mundo inteiro está compartilhando de uma mesma ameaça. Não é uma guerra, porém. Não devemos entendê-la assim. É um momento de pausa. Temos pelo menos duas formas de viver essa pausa: no desespero ou na aceitação (exclui a opção da negação pois negar algo que o mundo inteiro está experimentando e sofrendo é assunto para a psiquiatria). O melhor caminho é fazer desse tempo algo produtivo, ou melhor, descobrir a produtividade em áreas que talvez antes desconhecíamos ou não havíamos explorado.

Neste tempo totalmente fora do ordinário, percebo à minha volta algumas mudanças nas pessoas que atendo. Todas em casa, muitas delas descobriram-se mais felizes. Se deram conta de quanto estar em casa faz-lhes bem. Sentiam falta do lar sem perceber. Agora conseguem ter um ritmo de vida mais “real”, menos afobado, atordoado e confuso. Estão mais centradas, mas cientes de si. Revendo seu estilo de vida. Para muitas a pandemia obrigou a uma pausa que lhes evitou fazer escolhas que agora percebem não teriam sido as melhores. Outras, obrigadas a encarar uma realidade interior ou familiar, descobrem que estava na hora de resolver o que estava aguardando por uma tomada de atitude nossa, decidida e esclarecida.

Vejo pessoas arrumando suas casas e fazendo-o com gosto. Vejo outras cuidando de seus jardins, pintando paredes, refazendo telhados e pisos. Pessoas levando adiante seu trabalhado de casa com mais serenidade, alternando o tempo ao computador com outro na cozinha ou com os filhos. Vejo casais conversando mais, se confrontando e tendo que se resolver. Vejo mães tendo que dar conta dos filhos e descobrindo que talvez era isso mesmo que faltava: uma atitude mais firme, mais decidida e autoconfiante no próprio taco, na própria intuição. Famílias se ajustando e tendo que colaborar uns com os outros.

Vejo crescer a busca por soluções alternativas de moradia. Para não ficar na cidade trancados em um apartamento, se mudam para o campo e percebem o quanto é bom viver assim, e é mais barato. E dá para trabalhar. Basta ter a internet. As crianças estão mais felizes, mais tranquilas, os adultos têm mais tempo, a saúde melhor. A natureza, como sabemos, é terapeuta. O verde por si só já nos ajuda a nos sentirmos melhor. Começa-se a analisar a possibilidade de criar novas rotinas uma vez que a pandemia passar. Aumenta a realização que outro estilo de vida é possível, mais suave, mais humano. Pessoas acostumadas e trabalhar em grandes empresas, completamente envolvidas na dinâmica empresarial e aparentemente parte dela sem questionamentos se mostram muito mais agradáveis e tranquilas nas videoconferências. Os mais conscientes me perguntam se elas se dão conta. Respondo que não tem como esquecer uma vivência: positiva. O sentir-se bem reverbera e é mais forte do racional.

E o que dizer do ambiente, dos animais, da atmosfera, do planeta? Tenho uma agenda cheia e devo dizer com o coração enternecido que todos estão mais serenos. Quando uma porta se fecha, uma perspectiva de trabalho morre, outra surge e vários me dizem que ou estão economizando ou está se abrindo outro caminho profissional que era o que realmente queriam para si e não ousavam antes tentar, para não falar dos que se depararam com oportunidades inesperadas em completa sintonia com o sonho guardado na gaveta.

Que a crise seja oportunidade para todos nós de renovação. Um reset num mundo caótico que esmaga a verdade de cada um e nos obriga a um estilo de vida desumano e totalmente contrário à Natureza.


Adriana Tanese Nogueira - Psicanalista, filósofa, life coach, terapeuta transpessoal, intérprete de sonhos, terapeuta Florais de Bach, autora, educadora perinatal, fundadora da ONG Amigas do Parto (www.asmigasdoparto.org), do AELLA - Instituto Internacional Ser&Saber Consciente (www.institutossc.com) e do ConsciousnessBoca.com em Boca Raton, FL-USA. +1-561-3055321



0 visualização

Nota a alunos e interessados: Informamos que todas as mensagens recebidas via WhatsApp e e-mail serão respondidas dentro de 48 horas úteis. Mensagens recebidas no final de semana serão respondidas na segunda feira. Lembramos que o nosso horario de atendimento é de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 de Brasília.

Desde já agradecemos pela compreensão.

 

Diretoria

Instituto InternacionalAella - Ser&Saber Consciente

AELLA - Instituto Internacional Ser&Saber Consciente

Empresa mantenedora: Consciousness Boca

Registration Number: G12000071316. Desde 17/07/2012

Endereço: 3200 N Federal Hwy 206-19. Boca Raton, FL 33431 - USA

Email: info@institutossc.com

Celular/WhatsApp: + 55 11 9 6020 7474 (Cláudia)

Responsável: Adriana Tanese Nogueira

  • YouTube - Black Circle
  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black