• Adriana Tanese Nogueira

INTELIGÊNCIA, ÉTICA E COERÊNCIA NA CRIAÇÃO DAS CRIANÇAS

Içami Tiba, renomado psiquiatra brasileiro e autor do famoso “Quem ama educa!”, afirmava que não basta criar filhos para serem inteligentes, é preciso ensinar-lhes ética.


A capacidade de usar o cérebro é um aspecto essencial do desenvolvimento humano, mas não é suficiente para termos seres humanos íntegros, que possamos respeitar e admirar.


Chama a atenção hoje como o investimento nos filhos priorize mais as boas escolas ou ter boas notas, e menos os valores. O sucesso escolar é muitas vezes motivo de orgulho para os pais, como se fosse uma vitória pessoal deles em competição com o coletivo diante do qual precisam se sentir “melhores”. Enquanto aos pais vão os louros, os filhos são “remunerados” com ganhos materiais.


Encontramos assim a criança e o adolescente mimado, preguiçoso, passivo. Não sabe fazer a própria cama, não sabe se virar em casa, vive grudado na tela do videogame que é espaço seguro, pois tem medo de enfrentar o mundo, de se expor, de dar a cara para a aventura do viver. Dependem em tudo de seus pais, ou melhor, sobretudo de suas mães. Ou de empregadas para catar suas cuecas do chão, recolher pratos sujo, manter em ordem e limpar a casa de moradores sempre mais desleixados. Como contava num churrasco com amigos, um quarentão obeso de peso e de salário: na casa dele tinha um bidé mágico! Jogava a roupa suja lá e reaparecia lavada, passada e dobrada em cima da cama. Divertido? Não sei...


É importante refletir sobre os valores que norteiam nossas vidas: onde investimos nosso dinheiro, nosso entusiasmo, nossa atenção? Mais do que as palavras, os fatos falam por nós.

Não adianta levar os filhos às igrejas para em casa não dar o exemplo. Da mesma forma, não se deve culpar as escolas pelo mal comportamento das crianças: a educação começa em casa, dela são responsáveis os pais, não os professores. As crianças deveriam chegar na escola já sabendo se comportar, isto é, respeito adultos e crianças, seguir as regras da escola e saber expressar as próprias opiniões com coragem mesmo, e sobretudo, quando contrárias às demais.


A palavra ética quer dizer tanto “caráter” como “costume”. A ética é um ramo da filosofia que estuda os fundamentos racionaisque permitem atribuir aos comportamentos humanos um estatuto deontológico, ou seja, de obrigação moral, distinguindo-os entre comportamentos bons, justos e lícitos de outros considerados injustos, ilícitos, inconvenientes ou maus segundo um modelo comportamento ideal.


Observem que ética não quer dizer “ser bons”. O comportamento ético pode ser percebido como “mau” por ladrões, bullies e gente mimada. Logo, não é agradando o nosso ego ou o dos outros que se pratica a ética. O que é ético pertence à legalidade, respeita a justiça e por isso é bom.


Crianças (e adultos) sem limites identificam o “bom” com a satisfação imediata de seus desejos. Precisamos ensina-las a pensar no outro e a respeitar o espaço do outro não para que elas sejam “boazinhas”, mas porque é ético. Caso contrário, o dia em que o outro (qualquer um que seja) as contrariar elas irão se vingar sendo “más”. Este é o comportamento de pessoas sem ética que reagem com base ao interesse imediato de seus umbigos.


Sem ética não temos uma sociedade que funciona. Esta só é possível quando as pessoas seguem regras de comportamento em referência a algo maior do que o prazer pessoal delas e seu ganho imediato. Precisamos crescer como sociedade e isso começa em casa, na educação dos filhos que precisam urgentemente de educação de verdade e sempre menos de objetos e agrados.




Adriana Tanese Nogueira - Psicanalista, filósofa, life coach, terapeuta transpessoal, intérprete de sonhos, terapeuta Florais de Bach, autora, educadora perinatal, fundadora da ONG Amigas do Parto (www.asmigasdoparto.org), do AELLA - Instituto Internacional Ser&Saber Consciente (www.institutossc.com) e do ConsciousnessBoca.com em Boca Raton, FL-USA. +1-561-3055321

22 visualizações

Nota a alunos e interessados: Informamos que todas as mensagens recebidas via WhatsApp e e-mail serão respondidas dentro de 48 horas úteis. Mensagens recebidas no final de semana serão respondidas na segunda feira. Lembramos que o nosso horario de atendimento é de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 de Brasília.

Desde já agradecemos pela compreensão.

 

Diretoria

Instituto InternacionalAella - Ser&Saber Consciente

AELLA - Instituto Internacional Ser&Saber Consciente

Empresa mantenedora: Consciousness Boca

Registration Number: G12000071316. Desde 17/07/2012

Endereço: 3200 N Federal Hwy 206-19. Boca Raton, FL 33431 - USA

Email: info@institutossc.com

Celular/WhatsApp: + 55 11 9 6020 7474 (Cláudia)

Responsável: Adriana Tanese Nogueira

  • YouTube - Black Circle
  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black