• Adriana Tanese Nogueira

RELACIONAMENTOS CONSCIENTES SEM FAKE

Relacionar-se significa tirar a máscara. Mais profundo o relacionamento desejado maior a nudez da alma. Despir a alma é possível, muitas vezes o procurado... Mas o que encontramos sob a purpurina e os confetes?


Encontramos nossos medos, traumas, complexos, infantilismos, feridas.


Surgem os problemas.


Fica-se na dúvida se o relacionamento é o certo, se estamos agindo bem, se a outra pessoa é confiável e etc.


Afinal, será que não é melhor manter a máscara? Proceder com extrema cautela?


Acontece de às vezes de tanto ficar com a máscara nem sabemos mais quem somos...

É bom saber, porém, que é inevitável aquele despir da alma que leva a um certo caos relacional. Apesar de buscarmos relacionamentos para seremos amados, a verdade é que relacionamentos são, por assim dizer, escolas aceleradas. Um relacionamento apressa o aprendizado ou precipita a relação no abismo.


O que fazer?


Manter-se na relação para nos tornarmos conscientes das questões que emergem. E, observação: elas emergem em etapas, camadas, temáticas. Não será uma avalanche só, serão várias. Quantas – só Deus sabe, mas é certeiro que uma hora as águas irão se acalmar e – se a relação tiver sobrevivido – entrará finalmente naquela calma serena que havíamos buscado desde sempre.


Só que agora estamos conscientes, conquistamos outro patamar. A relação que existe agora é a entre duas pessoas conscientes que “se possuem” como indivíduos e se conhecem no relacionamento. Duas pessoas que desenvolveram presença, humildade e infinita disposição para questionar e evoluir, sem resistência, sem corpo mole, cobrança e (auto)sabotagem.


Conscientização é um processo que não termina. Quando finalmente nos adaptamos ao constante fluxo de descobertas e tomadas de consciência não conseguiremos viver mais naquela condição de repetição de papeis, expectativas e comportamentos. Estar presentes à vida requer uma condição de constante abertura aos movimentos internos, tanto intuições como pensamentos que emergem. Para ir adiante é preciso desapegar-se do passado, incluindo aquelas nossas ideias de nós mesmos, do outro, de como deveria ser uma relação que desenvolvemos semana passada.


Os relacionamentos, sobretudo os amorosos, vêm poluídos por fantasias de todo tipo. Muitas vezes o casal se relaciona na base de puras fantasias, imitando modelos estereotipados de vida e clonando identidade tiradas da mídia. Logo abaixo desta primeira crosta sufocante, encontramos as problemáticas pessoais que se originaram na infância, lá quando o seio familiar era o nosso mundo inteiro, que buscam sua desesperada compensação e superação. Muitos casamentos ficam atrelados à repetição de neuroses familiares e continuam assim até seu triste fim.


Quando superamos esta camada, após muito trabalho interior, individual e muitas vezes com a ajuda do outro, chegamos à grande questão sobre quem realmente somos, o que queremos e para onde estamos indo. Nessa fase, o casamento pode vacilar porque sua razão de ser pode ter sido somente a de responder a uma problemática infantil e agora que esta foi superada, será que sobrou alguma razão para estarmos juntos da outra pessoa?


Se os dois evoluíram há uma boa chance de permanecerem juntos pois frequentemente as neuroses não são o único motivo pelo qual duas pessoas estão juntas, há sempre vários. Como bem disse o filósofo francês Blaise Pascal (1623-1662), o coração tem razões que a razão não compreende – e descobri-las é a vocação de toda relação.



Adriana Tanese Nogueira - Psicanalista, filósofa, life coach, terapeuta transpessoal, intérprete de sonhos, terapeuta Florais de Bach, autora, educadora perinatal, fundadora da ONG Amigas do Parto (www.asmigasdoparto.org), do AELLA - Instituto Internacional Ser&Saber Consciente (www.institutossc.com) e do ConsciousnessBoca.com em Boca Raton, FL-USA. +1-561-3055321



25 visualizações

Nota a alunos e interessados: Informamos que todas as mensagens recebidas via WhatsApp e e-mail serão respondidas dentro de 48 horas úteis. Mensagens recebidas no final de semana serão respondidas na segunda feira. Lembramos que o nosso horario de atendimento é de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 de Brasília.

Desde já agradecemos pela compreensão.

 

Diretoria

Instituto InternacionalAella - Ser&Saber Consciente

AELLA - Instituto Internacional Ser&Saber Consciente

Empresa mantenedora: Consciousness Boca

Registration Number: G12000071316. Desde 17/07/2012

Endereço: 3200 N Federal Hwy 206-19. Boca Raton, FL 33431 - USA

Email: info@institutossc.com

Celular/WhatsApp: + 55 11 9 6020 7474 (Cláudia)

Responsável: Adriana Tanese Nogueira

  • YouTube - Black Circle
  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black