• Adriana Tanese Nogueira

UM TIPO DE RELAÇÃO PARA CADA ETAPA DE SEU DESENVOLVIMENTO

Todas as relações acontecem em três níveis: no espiritual, no psicológico e no físico. Todas presentes ao mesmo tempo, mas somente uma delas é a catalizadora que dá início à relação. O portal que você “escolher” corresponde ao que é para você mais importante, pois representa a lente pela qual você avalia a si próprio e ao mundo ao seu redor (mesmo não estando consciente disso).


O aspecto físico é inegavelmente o mais evidente. Quem valoriza a própria aparência também valorizará a do outro. Sem querer desmerecer o aspecto externo, notamos que este é o caso mais frequente entre adolescentes quando se é mais susceptíveis aos estereótipos de massa de uma cultura. Mesmo sem parecer, as dimensões psicológicas e espirituais estão atuando conjuntamente.


Tem vezes, porém, quando vale o ditado, “a beleza está nos olhos de quem vê”. A pessoa parece linda a quem dela está apaixonada. Quando isso ocorre é porque estamos focados em outra coisa: na dimensão psicológica (da pessoa e nossa). A mágica vem de dentro. Quando isso ocorre é porque estamos finalmente aptos para começar a tratar da nossa saúde psíquica. Precisamos de novos desafios para levar adiante nossa jornada existencial.


A atração psicológica significa que a outra pessoa nos transmite uma série de qualidades que instintivamente se sintonizam conosco e com nossas necessidades (consciente e não). Geralmente, ocorre uma complementação. No início há um crescimento recíproco durante o qual descobriremos novas perspectivas sobre a vida e aprenderemos novas atitudes. Isso até o momento em que...


Todos os que viveram por um certo tempo com alguém sabem que chega uma hora em que nos deparamos com uma pedra no caminho... Provavelmente já pressentíamos algo, mas não víamos com clareza, e agora está na nossa frente, graças a relação com outro. O outro escancara o problema para que não possamos fugir dele.


Aquela pedra exigirá de nós algumas mudanças importantes, ou seja, radicais. O problema em mãos ressoa dentro de nós de muitas formas, se vincula a várias outras questões nossas, não só do outro. Chegamos ao momento em que a vida (ou nós mesmos) nos colocou na situação de termos que amadurecer.


A terceira dimensão da relação é aquela espiritual. Quem por aí começa é porque já está em condições de lidar com essa outra realidade. Não quer dizer que não preste atenção ao físico ou que tenha resolvido todos os problemas psicológicos. Quer dizer que já despertou para esse nível.


Na união via plano espiritual encontramos uma condição muito próxima àquela psicológica, porque na verdade nada mais é a psicologia de muitas vidas condensadas nessa. A pessoa em questão está, portanto, lidando com problemáticas mais profundas do que aquelas contraídas nesta existência. Logo, seu amadurecimento precisa de recursos ou estímulos diferenciados.

Concluindo, cada relação representa uma etapa de nosso processo evolutivo. E em cada uma delas teremos várias provas e desafios para superar para seguir adiante.


Quando o vínculo está baseado no psicológico, ele pode ou não ter uma âncora mais profunda no espiritual, pode durar a vida inteira ou até quando for necessário para resolver o que precisa ser resolvido, por ambos ou por um somente. Quando a conexão vem do espiritual não quer dizer que a relação é a dos sonhos, nesse caso também teremos questões para resolver. Juntos faremos um pedaço da estrada ou a vida toda. Às vezes nos “graduamos” e passamos para outra etapa. Outras vezes, a superação do que tiver que ser superado coincide com o desabrochar juntos, e esse é o nível mais cobiçado e mais bonito de qualquer relacionamento.




Adriana Tanese Nogueira - Psicanalista, filósofa, life coach, terapeuta transpessoal, intérprete de sonhos, terapeuta Florais de Bach, autora, educadora perinatal, fundadora da ONG Amigas do Parto (www.asmigasdoparto.org), do AELLA - Instituto Internacional Ser&Saber Consciente (www.institutossc.com) e do ConsciousnessBoca.com em Boca Raton, FL-USA. +1-561-3055321



29 visualizações

Nota a alunos e interessados: Informamos que todas as mensagens recebidas via WhatsApp e e-mail serão respondidas dentro de 48 horas úteis. Mensagens recebidas no final de semana serão respondidas na segunda feira. Lembramos que o nosso horario de atendimento é de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 de Brasília.

Desde já agradecemos pela compreensão.

 

Diretoria

Instituto InternacionalAella - Ser&Saber Consciente

AELLA - Instituto Internacional Ser&Saber Consciente

Empresa mantenedora: Consciousness Boca

Registration Number: G12000071316. Desde 17/07/2012

Endereço: 3200 N Federal Hwy 206-19. Boca Raton, FL 33431 - USA

Email: info@institutossc.com

Celular/WhatsApp: + 55 11 9 6020 7474 (Cláudia)

Responsável: Adriana Tanese Nogueira

  • YouTube - Black Circle
  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black